Você preciSa Entender issO – SEO para Iniciantes

O SEO é uma ferramenta poderosa para a otimização de sites muita utilizada no empreendedorismo e marketing digital, mesmo que você esteja iniciando seu negócio digital hoje.

Pra começar: O que é SEO?

SEO – Search Engine Optimization, ou na tradução livre, Otimização da Engenharia de Busca … enfim ESSE – I – OU (assim é a pronúncia no inglês).

Basicamente é um conjunto de técnicas utilizadas para a otimização de sites/blogs em relação aos mecanismos de buscas, como: google, bing e yahoo, para que seu site/blog fique nas primeiras posições de busca.

Mas porquê seu site, blog ou ecommerce precisa estar nas primeiras páginas dos sites de buscas? Ou melhor na primeira página, e do Google.

Observe os dados que você entenderá:

– Mais de 90% das buscas feitas na internet são realizadas no google.com.br, pra ser mais específico, 90,23%. E observe que o google.com recebe 2,36% e o google.pt, 1,86%. O Google domina mesmo!

Fonte: ResultadosDigitais - Ebook Introdução ao SEO

Fonte: ResultadosDigitais – Ebook Introdução ao SEO

– Quase 90% das pessoas que pesquisam no Google não passam da primeira página. A primeira posição recebe 36,4% dos cliques. E olha a diferença para o 2 e o 3, com 12,5% e 9,5% dos cliques, respectivamente.

Fonte: ResultadosDigitais - Ebook Introdução ao SEO

Fonte: ResultadosDigitais – Ebook Introdução ao SEO

 

Você que está começando como empreendedor digital não deve deixar de lado o valor desta ferramenta, pois ela pode alavancar seu site/blog ou, se você não utilizá-la, pode deixá-lo em pleno anonimato.

Quando comecei a blogar, eu tinha mais uma vontade própria de escrever assuntos que eu gostava por satisfação. Mas eu acredito que se você escreve, você deseja que alguém leia. E se você bloga para vender seu produto ou o produto que você se afiliou, aí é que você deseje que alguém leia e clique no botão comprar. E a engenharia dos buscadores estão cada vez mais voltadas para quem utiliza técnicas inteligentes de postagem, como o SEO.

Como ia falando, no começo, eu desprezei estas técnicas. Por achar que era iniciante eu não procurei estudar. Para você ter uma ideia um blog que eu tinha sobre a Copa do Mundo, em dois anos teve apenas 7.265 visualizações de página (você pode pensar que é muito, mas um bom site recebe esta quantidade de visitas por dia :/ ).

SEO 2014emfortaleza

Em Junho de 2012 comecei a blogar e recebia um a duas visitas por dia. Em Setembro de 2013 comecei a aplicar SEO no blog, e tive um pico de 38 visitas/dia (ainda ruim). E só cheguei ao pico de 40 visitas/dia no dia da abertura da Copa do Mundo 2014, em 12 de Junho de 2014 (sei, é triste isso).

Eu não vou mostrar aqui só o que você precisa fazer, mas também os meus erros para que você possa evitá-los. Mas é errando que se aprende.

Então, estudei muito SEO: livros, vídeos, cursos online, e hoje aplico nos sites que administro onde alguns estão na primeira página do google e chegam a receber 200 visitas/dia, bem diferente do que era antes.

 

O que realmente você precisa saber de SEO como iniciante?

Estude

 

bastante, mesmo que você não queira um certificação do Google, você vai precisar saber SEO, no modo hard.

 

SEO para Busca Orgânica

SEO - Resultados Gratuitos Resultados Pagos - Google

A Busca Orgânica do google são aqueles resultados que aparecem logo abaixo do resultados pagos – aqueles que tem a palavra Anúncio ao lado (Google Adwords – explico em outro artigo).

Porém vamos nos deter nas técnicas de SEO para Busca Orgânica, pois partimos do pressuposto que você está iniciando e neste primeiro momento irá investir R$ 0,00, porém deve investir muito tempo. Apesar de que para obter melhores resultados o investimento em dinheiro terá que vir mais cedo ou mais tarde.

 

Palavras-Chave (Keywords)

Este é o caminho que você deve tomar como ponto de partida.

Para iniciar um projeto na internet, seja com um blog ou um site para falar sobre determinado assunto ou para trabalhar como afiliado ou infoprodutor, você precisa fazer uma pesquisa inicial com as palavras-chave.

Vamos ao exemplo para você entender melhor:

– Suponhamos que você queira trabalhar com o nicho de emagracimento.

Você deve ter uma conta no google e acessar o Google Adwords (1). Lá no Adwords terá uma aba chamada “Ferramentas” (2) > “Planejador de Palavras-chave” (3).

A maneira mais simples é ir em “Pesquisar novas ideias de palavras-chave e grupos de anúncios” (4). Então digite a palavra que deseja pesquisar, no caso, emagrecimento (5).

SEO - Google Adwords Planejador Palavras-chave

Observe os resultados:

SEO - Google Adwords Planejador Palavras-chave-Exemplo

Em Janeiro de 2015: Quase 3 milhões de pesquisas da palavra “emagrecimento”.

Como iniciante você precisa se atentar para os seguintes campos marcado em vermelho: Grupo de anúncios e Média de pesquisas mensais. Assim, você encontrará as palavras chaves relacionadas:

Receita – 19.050 buscas mensais

Emagrecimento – 13.410 buscas mensais

Remédios para Emagrecer – 9.70 buscas mensais

Emagreça com Saúde – 5.930 buscas mensais

Se você escolher este nicho para trabalhar na internet, saiba que precisará incluir as palavras-chave com maior número de visitas mensais (neste caso Receita e Emagraciemento) no artigo que você for escrever. Assim, seu artigo tem a tendência de ficar bem posicionado e rankeado no google.

As palavras-chave também servirão como base para escrever outros artigos. No exemplo, você poderia escrever um artigo só sobre receitas para emagrecer.

PS: não vou me ater a técnicas de Black Hat (que são técnicas abominadas pelo google, isso fica para os estágios mais avançados, ok). Mas não abuse das palavras. Ao escrever um artigo procure colocar estas palavras no título, subtítulo e no corpo do artigo no mínimo 3 vezes. (Se quiser saber mais sobre Black Hat, acesse aqui).

 

Link Building

Constante Atualização

 

Em outro artigo falarei sobre as Ferramentas de SEO para Iniciantes (gratuitas)

2 thoughts on “Você preciSa Entender issO – SEO para Iniciantes

  1. Olá

    Para que utiliza WordPress, alguns plugins é de grande valia.

    Recomendo para SEO somente plugin premium.

    • Vitor

      Olá Josué. Obrigado pela visita.
      De verdade que os plugins premium, ou seja, pagos fazem mesmo a diferença. Mas para quem está começando um interessante que resolve para fazer SEO básico é o SEO by Yoast.
      Abraço

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>