Escolhendo um Nicho de Mercado no Marketing Digital

A internet tem uma infinidade de assuntos para se explorar, e uma das melhores maneiras de começar trabalhando na internet é escolhendo um nicho de mercado para desenvolver o marketing digital.

 

Escolher um nicho de mercado na internet não é fácil! Pois o ideal é você unir o pessoal e o profissional, já que um dos principais motivos de você querer trabalhar na internet é fazendo aquilo que gosta. E ainda mais que facilitará seu trabalho na busca de algo rentável, pois assim ficará mais fácil para desenvolver um trabalho promissor.

Mas antes…

O que é Nicho de Mercado?

Por definição Nicho é uma área, um assunto específico de um público específico. E Nicho de Mercado é uma área específica de um determinado mercado que pode-se dizer pouco explorada. E Nicho de Mercado no Marketing Digital então… é OURO!

Um bom Nicho de Mercado na Internet é OURO!

Um bom Nicho de Mercado na Internet é OURO!

Trabalhar com Nichos de Mercado na internet é a posição mais sábia para quem está começando. Pois pode-se começar experimentando, testando, e o acaso pode trazer excelentes resultados.

 

Mas vem a pergunta: Como encontrar um bom Nicho de Mercado no Marketing Digital?

Observe a figura abaixo…

Figura adaptada do blog: http://www.startanonlinebusinessforfree.com/

Figura adaptada do blog: http://www.startanonlinebusinessforfree.com/

Aqui explico como encontrar um Nicho de Mercado Lucrativo.

1° Círculo: Escolha Aquilo que Goste, algo que tenha Afinidade.

Dou meu próprio exemplo: Sou farmacêutico de formação e quando comecei a trabalhar com marketing digital de afiliados, escolhi nichos de mercado relacionados a área de saúde, pois é algo que naturalmente tenho afinidade.

Escolhendo algo que você tem afinidade ficará mais fácil para você trabalhar produzindo conteúdo, falando do assunto, pois até ficará mais fácil de você pesquisar determinados assuntos e servirá para tirar suas próprias dúvidas.

Além do que, como sempre digo, o negócio precisa fazer sentido pra você, afinal pode se tornar o seu trabalho do dia a dia, e tenho certeza que você não vai querer trabalhar com o que não gosta, não é verdade!?

2° Círculo: Escolha Nichos nos quais você tenha tido experiências, boas ou más.

Aqui use a premissa do 1° círculo. Ficará bem mais fácil falar daquela experiência que você já viveu. São problemas que você passou e solucionou, que podem ser problemas de outras pessoas; ou experiências positivas, como uma viagem de intercâmbio que você fez, e pode passar esta experiência para outras pessoas que querem fazer o mesmo.

Isso porque, basicamente, as pessoas vivem os mesmos tipos de problemas, e você com sua experiência poderá ajudar outros a encontrar o caminho.

3° Círculo: A relação Público x Mercado

Acredito que este é o mais importante. Não adianta nada você gostar do que faz, falar de coisas que já viveu, se não tem ninguém para ver, ouvir e comprar.

Aqui você precisa relacionar o Público com o Mercado. Alguns mercados tem muito público, mas tendem a ser pouco lucrativos. Eu mesmo já trabalhei com um nicho deste tipo, que foi futebol. O público para futebol na internet é imenso, porém a maioria esta procurando ver notícias sobre seus times e os resultados dos jogos de final de semana. Ou seja, será muito difícil de converter uma venda para alguém deste mercado.

Já os nichos de mercado dentro da área da saúde, estão em alta. Pois muitas pessoas estão querendo mudar seu estilo de vida e ter boa saúde, ou seja, o público só cresce. E o mercado também, pois outras pessoas estão desenvolvendo produtos para a melhoria da saúde.

E o mais importante neste ponto é escolher um problema. Ou melhor, escolher apresentar uma solução para quem tem determinado problema. E no mercado da saúde dou o exemplo do nicho “como parar de fumar”. Muitas pessoas querem resolver este problema – público OK, e o mercado é amplo com diversos produtos (físicos e infoprodutos) para se trabalhar.

 

O que realmente importa?

Micro Nichos são Altamente Lucrativos

Micro Nichos são Altamente Lucrativos

 

Micronicho é Altamente Lucrativo (desde que seja trabalhado com estratégia). 

Analisando estes três círculos chegue a conclusão de um nicho. E digo ainda: Vá mais fundo! Busque um micro nicho!

Os Micro Nichos são verdadeiras minas de ouro quando bem pesquisados e encontrados, pois você saberá exatamente o que o público deseja, qual problema quer solucionar.

A pesquisa do micro nicho é fundamental, pois:

– Irá lhe ajudar a saber qual a principal “dor” do seu público;

– Mostrará o caminho para apresentar esta dor;

– E se o micro nicho pode fazer com que você ganhe dinheiro na internet.

Vamos para os exemplos:

  • Nicho: Futebol

Micro Nicho: Camisas de futebol antigas. Este micro nicho é excelente para o ecommerce, mas já tem muita gente trabalhando este mercado :(

  • Nicho: Saúde

Micro Nicho: Como para de fumar. Um bom nicho pois sempre tem alguém querendo parar de fumar.

  • Nicho: Saúde

Micro Nicho: Emagrecimento. Apesar de ser um bom nicho, já tem muita gente trabalhando aqui.

 

DICA de CONCLUSÃO:

Comece colocando na roda as áreas que você gosta, tem afinidade e experiências.

Depois busque na internet a solução para a “dor”, para o problema que aquele nicho irá resolver.

O por último pesquise se existem produtos no mercado oferecendo solução para este problema, pois aqui é onde você irá entrar, oferecendo os produtos como afiliado ou atém mesmo desenvolvendo o seu infoproduto.

 

DESAFIO DO CYBER ESPAÇO:

Para você que me acompanha, resolvi começar um desafio, e te dar como agradecimento e bônus.

Vou mostrar aqui no empreendonauta.com, como Escolher um Nicho, Testá-lo, e Iniciar um Projeto do Zero! E com um super estudo de caso!

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One thought on “Escolhendo um Nicho de Mercado no Marketing Digital

  1. […] DICA: Veja neste artigo Como escolher um nicho no Mercado Digital […]

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