Como Fazer um Congresso Online: Desafio 6 em 7

Uma das maneiras de iniciar no empreendedorismo e marketing digital é organizando um Congresso Online. Neste artigo vou falar Como Fazer um Congresso Online, a partir da minha experiência, e também vou explicar o que é o Desafio 6 em 7.

Um dos primeiros contatos que tive com esta nova onda – empreendedorismo digital – foi através de um evento do marketing digital chamado de Congresso Online.

Como contei na página Minha História – eu já tinha trabalhado, mesmo que informal, com empreendedorismo digital. Porém era algo mais para “tirar o dinheiro do final de semana”. Não que eu não levasse a sério, mas não tinha grandes pretensões; até porque não sabia o tamanho do mercado – e das possibilidades – que eu estava almejando.

No início de 2014 comecei a pesquisar uma nova maneira de trabalhar com a internet. Afinal de contas aquele mundo de stratups, multi empreendedores e ecommerce que faturavam milhões de reais com a internet estavam me encantando e incomodando ao mesmo tempo, pois queria saber o que eles faziam para ganhar esses milhões.

Geralmente a porta de entrada para o Empreendedorismo Digital é “ganhar dinheiro“, porém existe algo muito maior por trás disso. E como eu já havia tido experiências de insucesso com a internet, era justamente isso que procurava, alguma coisa a mais, com propósito.

Foi então que pesquisando na net acabei caindo numa ‘Landing Page‘ ou a famosa Página de Captura de um Congresso Online de Empreendedorismo Digital. Esse Congresso era o CONAED. Na verdade estava buscando por referenciais de sucesso no marketing digital, conto um pouco mais dessa história em outro artigo.

E foi justamente através deste Congresso Digital que comecei a me aventurar mais no universo do empreendedorismo e marketing digital.

Como fazer um Congresso Online?

Antes mesmo de responder a esta pergunta, vem uma outra: Porquê fazer um Congresso Online?

No artigo, Empreendendo em Congresso Online, expliquei o que é e como empreender com este tipo de evento na internet. Um Congresso, seja online ou físico, demanda de uma mega estrutura para ser realizado. Exige muito do empreendedor e geralmente não se consegue realizar um evento deste tipo, trabalhando sozinho.

Porém existem inúmeras vantagens para se realizar um Congresso Online. Cito aqui algumas:

- Autoridade instantânea na área de estudo do congresso

Isso porque em pouco tempo você conseguirá atingir muitas pessoas do mercado de atuação do congresso.

- Criação de Lista de email

Por causa da visibilidade e do tipo de trabalho e divulgação que se faz em um congresso online, a tendência é que, no mínimo, você saia do evento com uma lista de email de pessoas especificamente interessadas no assunto do congresso; e isso pode ser ‘valioso’.

- Possibilidade de lucro, podendo chegar a 6 dígitos em 7 dias, ou mais

A estrutura do evento online permite que atraia um grande público por ter transmissões de palestras online e gratuitas. Sendo trabalhado da maneira correta, existe uma possibilidade real de lucro, vendendo o pacote de palestras ao final do congresso, por um preço justo, sendo trabalhado um alto valor agregado. Assim, as vendas em 7 dias, podem ultrapassar um ano de faturamento de uma pessoa com um salário considerado bom (R$ 5.000,00) ou até mesmo o faturamento de uma empresa de pequeno/médio porte; algo em torno de R$ 100.000,00 ou mais.

Ok, agora vamos pra parte que interessa:

Como Fazer um Congresso Online?

1° – Ter disposição, muita disposição!

Este é um trabalho que demandará muita força de vontade, pois será muito trabalho em pouco tempo.

2° – Encontro um nicho, ou melhor um super nicho.

Não escolha qualquer nicho, mas um nicho que você deseja se tornar referência e que atrai um grande público, e que seja vendável (tenham pessoas para comprar, ou seja o assunto seja de interesse de um grupo de pessoas), para que seja rentável.

3° – Procure parceiros.

Una-se a pessoas, faça sociedades com outros colegas para dividir as tarefas (e também os lucros). Como falei será muito trabalho, e provável, você não dar conta de tudo (tecnologia, divulgação, parceiros, vendas, etc).

4° – Escolha um tema “quente”

É importante definir um tema que atraia o público alvo, quanto mais engajamento melhor!

Com um tema favorável, também ficará mais fácil buscar palestrantes e conseguir sua adesão (de preferência, gratuita)

E, claro, para o quanto antes, definir toda a estrutura do congresso, incluindo os subtemas.

5° – Planeje, Planeje e Planeje

Do lançamento da ideia a busca de parceiros. Da divulgação as vendas. Tudo precisa ser minuciosamente planejado.

Como fazer um Congresso online

Mãos a obra!

Agora com tudo isso em mente, é hora de ir pra campo!

 

O que é o Desafio 6 em 7?

A partir desse artigo eu mesmo lancei um desafio que lhe convido a acompanhar.

Dentro dos próximos meses, vou lançar meu primeiro congresso online, e vou postar aqui o resultado final.

Mas caso você queira acompanhar os bastidores de um Congresso Online, escreva-se na em nossa lista de email, a ‘newsletter’. Lá vou compartilhar cada detalhe, para que você também aprenda o passo a passo sobre Como Fazer um Congresso Online.

Então te espero na lista, INSCREVA-SE JÁ!

Inscreva-se e Acompanhe com EXCLUSIVIDADE: Como Fazer um Congresso Online

* preenchimento obrigatório



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>